Falar do Externato é muito mais do que falar de uma escola de referência que atravessa gerações. Falar do Externato é para mim poder testemunhar que aqui frequentei a melhor escola de todo o meu percurso escolar, que se tornou a escola da minha vida. Uma escola de excelência que trabalha com paixão e ensina com amor. Onde nada é feito ao acaso e os alunos não são meros números. Todas as actividades aqui desenvolvidas são preparadas com uma dedicação que nunca conheci em nenhuma outra.
Falar do Externato é falar de AMOR. Amor que todos aqueles que aqui trabalham dedicam às suas profissões, às suas funções e a cada um dos seus alunos. Não conheci aqui ninguém que não vestisse a camisola. Começando nos professores, passando pela secretaria, motoristas e demais funcionários, todos eles se dedicam de corpo e alma para nos dar o melhor e fazer sentir em casa. E é este amor que torna esta escola tão especial e única. É ele que a torna A Escola, melhor que qualquer outra e que recordarei para sempre com um amor tal que as palavras são insuficientes para transmitir a sua dimensão.
Enquanto estudante, o meu Externato foi muitas vezes o meu porto de abrigo, o meu refúgio e lugar seguro onde encontrava a paz e conseguia abstrair-me de todos e tantos problemas familiares que rodeavam na altura.
Hoje, enquanto mãe, o meu maior desejo era viver perto para poder proporcionar aos meus filhos o privilégio de frequentar o Externato António Sérgio, onde certamente seriam tão felizes como eu fui todos os dias que aqui “vivi”.
MARTA MONTE
MashIt